ACARTES

ACARTES

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Filme As Mães de Chico Xavier estreia em 420 cinemas brasileiros e vai a Cannes

O filme "As Mães de Chico Xavier", produção da Estação Luz Filmes, dirigida por Glauber Filho e Halder Gomes, estreou na última sexta-feira 1° de abril em 420 salas de cinema do Brasil. A pré-estreia em Fortaleza foi na noite de quinta-feira, 31 de março. O longa-metragem encerrou I Mostra de Cinema Transcendental, promovida pela ONG Estação da Luz, no Multiplex UCI Ribeiro, do Shopping Iguatemi. O produtor Luís Eduardo Girão anunciou que o filme será apresentado no próximo dia 13 de maio para potenciais compradores de diversos países no Festival de Cannes.

A noite da avant-première de "As Mães de Chico Xavier", em Fortaleza, foi aberta com apresentação da atriz e cantora Via Negromonte, acompanhada do músico Sandro Shankara. Eles interpretaram mantras do CD Priyamantra, lançado ano passado por Via. Além da atriz, que vive na trama o papel de Ruth, uma das mães, o elenco do filme foi representado na pré-estreia cearense por Neuza Borges, Daniel Dias da Silva, Gustavo Falcão, Christiane Gois, Daniel Dias e Gabriel Pontes. O autor da trilha sonora, Flávio Venturini, e Célia Diniz, uma das mães que inspiraram o filme, também vieram a Fortaleza.

Quatro salas do Multiplex UCI Ribeiro ficaram lotadas pelos convidados dos mais diversos segmentos culturais e sociais. Na sala 1, onde aconteceu a solenidade de abertura transmitida ao vivo para as telas das demais salas, o produtor Luís Eduardo Girão fez questão de chamar à frente do público todos os que trabalharam no filme, entre artistas, técnicos e produtores. “É o cinema cearense”,  disse entusiasmado, apontando para a equipe. Ele pediu ao público para formar uma “corrente do bem” divulgando o filme para familiares e amigos e revelou o sonho de fazer um filme sobre Allan Kardec, humanista e codificador da Doutrina Espírita.

Em seguida, Sidney Girão, produtor executivo e diretor da Estação Luz Filmes, fez os agradecimentos aos patrocinadores. Antes agradeceu a Deus a oportunidade de fazer um filme com mensagem de esperança e paz. O diretor Glauber Filho dedicou  o filme a todas as mães e, claro, a dele, especialmente. Segundo Glauber, durante as filmagens todos, na equipe, viraram irmãos. Halder confirmou esse sentimento e destacou a grande afinidade com Glauber, a quem considera “irmão de alma”. “Esse filme é uma celebração à vida, vai ajudar a salvar muitas vidas”, disse Halder.

Bem-humorada, Neusa Borges agradeceu a todos, sem querer se estender muito. “Sei que vocês estão loucos mesmo é para ver o filme”, falou, provocando risos na platéia. A jovem atriz Cristiane Góis disse estar orgulhosa de participar de uma produção da sua terra. Por fim, Márcio Fraccaroli, da Paris Filmes, destacou o carinho e a generosidade da equipe e produtores e reforçou a informação de que “As Mães de Chico Xavier” será levado a Cannes para ser apresentado a representantes do mercado exibidor de vários países.

Enredo
“As Mães de Chico Xavier” é inspirado no livro “Por Trás do Véu de Isis”, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior, com roteiro original de Glauber Filho e Emmanuel Nogueira e distribuição da Paris Filmes. Conta a história de três mães que têm em comum a busca de consolo e esperança nas mensagens psicografadas pelo médium mineiro Chico Xavier (Nelson Xavier). Ruth (Via Negromonte) sofre pela perda do filho, envolvido com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli) repensa sua vida após a morte do pequeno Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller) é uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada, além do choque pelo assassinato do pai de seu bebê.

O longa-metragem foi filmado em película 35mm nos meses de abril e maio de 2010, com locações nas cidades de Guaramiranga, Pacatuba, e também em Fortaleza, no Ceará.A Estação Luz Filmes é responsável pela produção de “Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito”, de que levou mais de 500 mil espectadores ao cinema em 2008, fazendo despontar o gênero transcendental no Brasil. É coprodutora dos longas “Chico Xavier”, “Área Q” e “O Filme dos Espíritos”.

Parte da renda arrecadada com as exibições do filme será revertida para a Casa da Prece, em Uberaba,  onde Chico atendia pessoas de todos os lugares.

Para saber mais acesse http://asmaesdechico.blogspot.com.

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509) - Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário