ACARTES

ACARTES

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ACARTES lança longa metragem no Teatro José de Alencar

O lançamento acontece no palco principal do Teatro José de Alencar, no próximo dia 14, às 18h.

O filme, com duração de 01h30, é uma produção do Ponto de Cultura Academia de Ciências e Artes (Acartes). Cerca de 100 profissionais trabalharam na execução do audiovisual, sendo que 80% deles foram instruídos e formados em cursos fornecidos pelo próprio Ponto de Cultura. O ator global Aramis Trindade, é um dos protagonistas do filme.

O roteiro é uma adaptação do romance homônimo de Gerardo Damasceno, diretor da Acartes. Antes, o autor do livro já havia adaptado a obra para peça de teatro, juntamente com o dramaturgo Raimundo Cavalcante. Agora, os dois renovam a parceria, adaptando o livro para audiovisual. Depois de reunir recursos do Programa Cultura Viva e da Lei Rouanet, “Poço da Pedra” se transformou em um filme de longa-metragem, filmado em vídeo digital. O projeto foi um dos beneficiados pela Lei Rouanet - Secretaria de Audiovisual, do Ministério da Cultura, que apóia esta iniciativa. Para isso, o grupo também conta com o patrocínio da empresa privada, M. Dias Branco

No lançamento, dia 14 de abril, às 18h, o longa metragem será exibido pela primeira vez, na íntegra, para imprensa e convidados. No lançamento, também será realizada uma exposição dos maquinários confeccionados e utilizados durante do processo do filme. Célio Turino, Secretário de Cidadania Cutural do Governo Lula, será homenageado durante a cerimônia. Um coquetel encerra a noite.

O enredo
Apesar de ser uma obra de ficção o filme faz uma releitura de fatos bem recorrentes na política do nosso estado.  A comunidade do pequeno distrito de Poço da Pedra, localizado no município de Itaimbé da Serra (os nomes são fictícios) sofre com a ambição de políticos e poderosos que planejam dominar as terras do distrito, pois dispondo de informações privilegiadas este grupo sabe que naquela região irá passar uma rodovia federal valorizando o valor das terras em que pretendem construir um complexo turístico. Assim, este grupo arma um plano para se apossar das terras e investe na divisão dos moradores do distrito. Sem perceber os reais interesses dos poderosos, os moradores do distrito organizados em torno da cooperativa dos produtores rurais articulam a sonhada emancipação política do distrito em relação ao município. O assassinato do líder Zé Capote e a consequente investigação do crime vai esclarecendo pouco a pouco interesses em conflito.   

Serviço: Lançamento do filme Poço da Pedra
Data: 14 de abril
Hora: 18h
Local: Teatro José de Alencar (Palco Principal)

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário