ACARTES

ACARTES

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ACARTES realiza curta-metragem na África

Numa articulação com o Centro de Juventude de São Vicente e a Universidade Lusófona de Cabo Verde (país do continente africano), a ONG e Ponto de Cultura Academia de Ciências e Artes (Acartes) foi convidada para dar oficinas de audiovisual, que resultaram em um curta-metragem, entre os dias 22 a 26 de novembro.

A oficina faz parte da Mostra Audiovisual de Pontos de Cultura, que acontece em São Vicente. Dentro da Mostra também será exibido o filme de Renato Tapajós, chamado Rosto no Espelho, que faz uma reflexão do movimento dos Pontos de Cultura como instrumento transformador da sociedade. O filme, produzido pelo Ministério da Cultura, traz a Acartes com um dos principais Pontos de Cultura do país.

O curta que vem da África

O curta-metragem ainda não tem nome. Ele sairá da oficina ministrada pelos membros da Acartes, em parceria com outros dois Pontos de Cultura da Paraíba e do Rio de Janeiro. Serão cinco dias com oficinas de roteiro, fotografia e edição, com alunos universitários. Baseados em cinco textos literários de autores cearenses, os alunos poderão se inspirar para produzir o vídeo.

Para esta oficina a Acartes levará equipamentos de gravação e edição, e uma comitiva composta de sete pessoas: um diretor e instrutor de operação de maquinária, uma  produtora geral, um instrutor de fotografia e câmera, um instrutor de produção para documentário, um editor, formado pela ONG, uma assessora de comunicação e um cineasta de um Ponto de Cultura.

Outra atividade da ida à Cabo Verde é a gravação das primeiras imagens do longa Rabitantes, que conta a história das viagens feitas por algumas mulheres caboverdianas até o Ceará para comprar calcinhas na chamada “Feira da Sé”. É com a venda dessas peças íntimas que algumas mantém suas famílias, por vezes chefiadas por elas. As locações do filme serão em Cabo Verde, na cidade de São Vicente e, posteriormente, em Fortaleza.

A Academia de Ciências e Artes (Acartes) é uma ONG que desenvolve desde 2002, na comunidade do Grande Pirambu um trabalho voltado para a cultura, através da formação de jovens e adolescentes nas diversas linguagens artísticas como: cinema e vídeo, artes plásticas, teatro de palco e teatro de bonecos. A Acartes também está no processo de finalização de um longa metragem chamado Poço da Pedra, baseado no livro de um autor do Pirambu chamado Gerardo Damasceno, que também é cineasta e dirige o filme.

Fonte: Assessoria de Comunicação ACARTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário